Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Passo a passo utilizando o Assinador gov.br

Em destaque - SEI

Início do conteúdo da página
assinador gov.br

Passo a passo utilizando o Assinador gov.br

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h05 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h09 | Acessos: 12395

Assinatura eletrônica do gov.br 

  1. O que é e para que serve?
  2. Quem pode usar o serviço
  3. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 1
  4. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 2
  5. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 3
  6. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 4
  7. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 5
  8. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 6
  9. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 7
  10. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 8

 

1. O que é e para que serve?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

 

2. Quem pode usar o serviço 

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

 

3. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 1

Após realizar o cadastro em https://acesso.gov.br/ acesse https://assinador.iti.br/ e realize seu login.

 

4. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 2

Clique em Escolher arquivo.

 

5. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 3

Selecione o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade e clique em Abrir

 

6. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 4

É possível realizar o preenchimento do documento na própria plataforma do assinador.

Após realizar o preenchimento dos campos, clique em Avançar.

7. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 5

Neste momento, a plataforma solicita que indique o local onde a assinatura será aplicada.

Arraste a Área da Assinatura para o local Assinatura do Usuário, localizado no final da página 01 e clique em Assinar.

8. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 6

Clique no provedor Gov.br.

9. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 7

Será enviado um código para seu celular por meio do aplicativo Gov.br

Insira o código e clique em Autorizar.

 

10. Para assinatura do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade utilizando a Assinatura Eletrônica gov.br - Etapa 8

Neste momento, você poderá baixar seu documento assinado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página